fbpx

Cuide bem da magrela!

 

Todo ciclista sabe que, seja qual for o tipo da bike, ela precisará de muitos cuidados e manutenções periódicas. Muitas pessoas acabam utilizando a regra geral dos “1000 km”, ou seja, trocar a corrente de mil em mil quilômetros. Porém, a resistência da bicicleta não depende unicamente da frequência do uso, mas também da manutenção e das condições de uso. 

> 5 dicas da TBC para lavar a bike em casa!
> Como calibrar o pneu de bicicleta corretamente em cinco passos pela TBC!
> 7 benefícios de andar de bicicleta pela TBC

Pensando nisso, a TBC abordará um ponto muito importante na hora de pedal: a corrente! Você precisa saber como identificar os pontos de degradação e quais as peças necessárias para reposição, a fim de cuidar adequadamente da magrela. Confira!

 

Desgaste da corrente da bike

#1 – Como identificar o desgaste? 

 

Uma forma caseira de identificar o desgaste da corrente da bike é ter uma corrente nova, uma corrente com desgaste de 0,5% e uma com 1%. Para verificar, basta pendurar as três peças e comparar. Contudo, é importante frisar que todas precisam ter o mesmo número de elos. 

Mas, afinal, como saber se a peça está 0,5% ou 1% esticada? A resposta é simples, a medida padrão de indústria. Para ilustrar melhor:

Uma corrente com 24 elos possui 12 polegadas (30,4 cm). Então, essa mesma peça com % de alongamento terá 3mm a mais, enquanto uma com 0,5% terá 1,5mm a mais, por exemplo.

Além disso, a lubrificação correta diminui o alongamento da corrente. 

#2 – E a coroa e o cassete? Como ficam? 

 

Desgaste da corrente da bike - coroa e cassete

Quem determina a troca do cassete é a corrente, pois ela é a responsável pelo desgaste. Dessa forma, é mais barato trocá-la antes que estique demais. 

Outro ponto importante a ser mencionado é que, dá para usar apenas 2 ou 3 correntes antes de trocar o cassete, dependendo da quantidade de desgaste da peça. 

Já as coroas possuem uma resistência diferente. Geralmente, é recomendado que a peça seja trocada depois de 3 cassetes. Mas, a maioria só troca quando realmente está dando problema.

E aí, curtiu saber mais sobre o desgaste da corrente da bike? Para manter sua magrela em dia, conte com os produtos da TBC! Além disso, continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro do mundo do ciclismo!