fbpx

Por: Fuca Araújo

 

cuidados durante treinos e provas

Estar bem preparado para pedalar longas distâncias é o anseio de muitos ciclistas. Talvez seja o desafio mais instigante no ciclismo, pois é onde muitos superam os seus próprios limites, cumprem objetivos desafiadores e chegam a lugares incríveis.

O processo é um tanto mais “drástico” quanto mais longa for a duração da prova/treino. Por isso, a alimentação, suplementação e hidratação durante o esforço são essenciais para manter o desempenho do atleta.

> 6 dicas da The Bike Culture para pedalar no calor!
> 6 dicas para acelerar a recuperação pós treinos e provas
> O que comer durante o pedal? 4 dicas pela The Bike Culture!

Ainda assim, vejo muitos casos aqui no consultório de atletas que saem de casa com a alimentação e suplementação adequada para suprir de 3 a 5hs de prova/treino. Porém, não reabastecem o suficiente para mais 2 a 3 horas finais.

Nessas horas, o corpo já está muito desgastado e não pode faltar energia/carboidrato para te levar até o fim daquele treino/prova.

Portanto, é a hora de cuidar, organizar e dedicar para não chegar na última montanha fadigado.

A alimentação, suplementação e hidratação devem ser cuidados em todo o percurso. Saiba mais sobre os essenciais cuidados durante treinos/provas:

#1 – Alimentação

 

cuidados durante treinos e provas - alimentação

A má alimentação pode comprometer e muito no desempenho do atleta. Dessa forma, o ciclista precisa se alimentar corretamente, a fim de obter resultados positivos, evitando até mesmo problemas como gripes e lesões.

#2 – Suplementação

 

cuidados durante treinos e provas - suplementação

A suplementação esportiva potencializa radicalmente o desempenho. Além disso, auxilia na recuperação dos músculos de micro-lesões causadas durante treinos ou campeonatos. Os suplementos também intensificam a disposição e ajudam na reposição de minerais e vitaminas que são imprescindíveis para um bom funcionamento do organismo.

#3 – Hidratação

 

cuidados durante treinos e provas - hidratação

A falta de água no organismo prejudica diretamente o seu funcionamento, pois o corpo é composto por uma média entre 60% e 70% de água. Claro, depende da composição corporal, idade, tipo físico, etc. Ademais, a água mantém a temperatura interna e garante o transporte e a liberação entre os diferentes tecidos corporais e traz mais uma série de benefícios. Em suma, água é indispensável!

Em conclusão, essas dicas são principalmente para aqueles que forem fazer provas de etapas… Afinal, cada etapa está interligada na outra.

E aí, curtiu saber mais sobre os cuidados durante treinos/provas? Acompanhe a TBC para ficar por dentro do mundo do ciclismo!